Coleção de Leishmania e Centro de Referência Internacional de Leishmania

Fundação Oswaldo Cruz
Coleção de Leishmania e Centro de Referência Internacional de Leishmania - Leishmania-IOC

Diretor
Renato Sergio Balão Cordeiro , cordeiro@ioc.fiocruz.br

Curador
Gabriel Grimaldi , grimaldi@ioc.fiocruz.br

Endereço para correspondência
Av. Brasil 4365 - Pav Leônidas Deane - 5 andar
Fone: 21. 2598 4579
Fax: 21. 2280 1486

URL da instituição
http://www.ioc.fiocruz.br

Descrição
A Coleção de Leishmania possui um acervo de aproximadamente 2500 cepas deste parasita, representando praticamente todas as espécies descritas neste gênero e que foram depositadas por diferentes pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz ou de outras instituições, nacionais e internacionais. Estas amostras representam isolados de Leishmania provenientes de diversas regiões geográficas, mas possuímos um maior número de isolados provenientes de áreas endêmicas de Leishmaniose do Novo Mundo.

Cepas-tipo das principais espécies de Leishmania (cepas de referência determinadas na descrição original da espécie ou pela Organização Mundial da Saúde) são mantidas por passagens sucessivas em meio de cultura bifásico, tendo o meio Drosophila de Schneider como fase líquida e NNN como fase semi-sólida, acrescido de 10-20% de Soro Fetal Bovino. As demais cepas, que chegam freqüentemente no Centro de referência, são tipadas por métodos bioquímicos (Eletroforese de enzimas), imunológicos (anticorpos monoclonais) e moleculares (ensaios de PCR) e então criopreservadas em N2 líquido utilizando glicerol 8% como crioprotetor.

Todas as amostras recebidas pelo banco de Leishmania são catalogadas na sua entrada, recebendo um número que representa o código da amostra no Banco (denominamos de IOC/L). Ficam vinculados a cada amostra diversos dados clínicos e epidemiológicos, como local de isolamento, hospedeiro, forma clínica, entre outros.

As amostras mantidas como cepas de referência são tipadas periodicamente para garantir a fidedignidade da sua identificação.

O Banco de Leishmania fornece amostras (cepas de referência) de diversas espécies, para utilização em pesquisas científicas ou para preparação de antígenos utilizados em testes diagnósticos. Além disso, o Banco recebe isolados originais de várias regiões do país e de outras localidades, do Novo e Velho Mundo, para serem armazenadas ou tipadas por diferentes metodologias. O Centro de referência tem como principal papel à identificação específica ou sub-específica dos isolados originais depositados no banco de Leishmania, com a finalidade de desenvolver ou auxiliar pesquisas científicas ou como apoio aos órgãos responsáveis pela vigilância epidemiológica das Leishmanioses no país.

Informatização da coleção
Estima-se que 100% da coleção esteja informatizado através de Acess, Word

Apesar do acervo estar digitado, aguarda que instituição dê subsidio para colocá-lo on line.

Dados registrados
Cada isolado depositado no Banco recebe um número de depósito (IOC/L), quando se tem a garantia de que o isolado pode ser mantido e criopreservado. Os dados indispensáveis para a entrada de cada isolado são aqueles constantes no código internacional de Leishmania (WHO, 1990): animal de onde a amostra foi isolada, código original do isolado e ano e local do isolamento. A identificação da amostra, por eletroforese de enzimas, também é fundamental, mas é feita após a inclusão da amostra no acervo.

Como informações complementares incluímos o nome e a instituição do depositante, a finalidade do depósito, dados epidemiológicos (tipo de lesão, idade do paciente, tipo de isolamento, entre outros), resultados completos das caracterizações (bioquímica, imunológica e molecular) realizadas.

Acesso internet
A coleção tem acesso internet via Rede FIOCRUZ

Informação disponivel via internet: Parcialmente (consultar World Data Centre for Microorganisms ou a página http://www.dbbm.fiocruz.br

Público alvo
O público alvo consiste em sua maioria de pessoal vinculado a área de pesquisa biomédica ou de produção de antígenos específicos para diagnóstico.

Serviços oferecidos
Além de servir como uma fonte para depósito de isolados de Leishmania, a coleção fornece o material depositado, para outros grupos de pesquisa e funciona como Centro de Referência na caracterização específica de Leishmania.

Demanda por informação
  1. Espécies depositadas e procedência dos isolados;
  2. Serviços disponíveis e que podem ser prestados a outros laboratórios ou Centros de Pesquisa.

Informações fornecidas por Elisa Cupolillo em 22/10/2001






Ministério da Ciência e Tecnologia, MCT
Centro de Referência em Informação Ambiental, CRIA