Coleção de Bactérias

Fundação Oswaldo Cruz
Coleção de Bactérias - CBac

Diretor
Paulo Marchiori Buss, buss@fiocruz.br

Curador
Foi criado um Conselho de Curadores Martha Maria Pereira (mpereira@ioc.fiocruz.br), Ernesto Hofer (ehofer@ioc.fiocruz.br), Leila Carvalho Campos (lccampos@ioc.fiocruz.br), Dália dos Prazeres Rodrigues (dália@ioc.fiocruz.br) e Leon Rabinovitch (leon@ioc.fiocruz.br)

Endereço para correspondência
Departamento de Bacteriologia - IOC / FIOCRUZ
Av. Brasil 4365, CEP 21045-900, Rio de Janeiro, RJ
Fone: 2598-4283 / 2598-4277 / 2598-4278 / 2270-6565 / 2280-0754
Fax: 2598-4283 / 2598-4277 / 2598-4278 / 2270-6565 / 2280-0754

Descrição
A Coleção de bactérias teve seu marco inicial nas décadas de 30 e 40, com a efetiva participação dos Drs. Genésio Pacheco, Gobert Araújo Costa e Milton Thiago de Mello. Atualmente possui 830 linhagens de referência e 48.000 isolados de diversas fontes (humana, animal, alimentos e meio ambiente). Inicialmente, esse acervo estava representado principalmente por culturas padrão de Salmonella, oriundas do "Serum Institut de Copenhagen, Dinamarca"e do Instituto de Higiene de Montevidéu, Uruguai. Posteriormente foram incorporados à coleção, representantes de diversos gêneros e espécies, acumulados pelos pesquisadores do departamento, citando-se: Aeromonas, Pseudomonas, Neisseria, Helicobacter, Listeria (inclusive Listeria monocytogenes), Yersinia pestis (Pasteurella pestis), Brucella, Shigella Escherichia coli enteropatogênicos dos gêneros Clostridium e Pseudomonas.

Mais recentemente, nos anos de 1970 a 1990, a coleção teve seu acervo de culturas padrão e nativas aumentado de forma extraordinária, em decorrência principalmente das atividades dos Centros de Referência Nacional de Febre Tifóide, Cólera e Leptospirose. Estes laboratórios isolaram ou receberam de diferentes partes do país e de fora, milhares de culturas de Salmonella, Vibrio cholerae O1 e não O1, Shigella sp. e um número de culturas de Leptospira sp.. Esta última coleção contém um novo patógeno descrito pelos pesquisadores de laboratório e linhagem utilizada na preparação de antígeno comercializado.

A coleção do gênero Bacillus também acumula considerável acervo (aproximadamente 800 linhagens), constituindo-se como coleção reconhecida interna e externamente. A coleção contém linhagens que podem ser utilizadas em atividades biológicas (produtos farmacêuticos, controle biológico, vacinas, etc), notavelmente exemplares de Bacillus entomopatogênicos utilizados na produção de inseticidas larvicidas.

Informatização da coleção
Estima-se que 10% da coleção esteja informatizado através de Banco de dados Access e planilha eletrônica Excell

O acervo não está devidamente informatizado. Apenas alguns gêneros bacterianos como Bacillus, Salmonella, Vibrio e Leptospira, correspondendo a aproximadamente 10% do acervo da coleção. As informações são armazenadas em diferentes programas, contendo todos os dados relevantes em relação às amostras, porém de forma não uniformizada.

Dados registrados
  • Número de identificação da cultura
  • Data de isolamento ou recepção da amostra
  • Fonte de isolamento (humana, animal ou ambiental)
  • Local de isolamento
  • Características bioquímicas, patogenicidade, virulência, características e genotípicas
  • Identificação do isolado em diferentes níveis (espécie, sorovar, sorogrupo, etc.)
  • Data de estoque
  • Condições de estoque (criopreservação, liofilização, meio de estoque, etc.)

Acesso internet
A coleção não tem nenhum tipo de acesso internet

Nenhuma informação esta disponivel via internet

Público alvo

Serviços oferecidos
A coleção deverá ser consolidada no sentido de oferecer serviços como a guarda, autenticação e fornecimento de cepas e treinamento de pessoal.

Demanda por informação
Deverá haver uma avaliação conjunta (FIOCRUZ/MCT) das informações que poderão ser disponibilizadas em um sistema, tendo em vista as possibilidades de acesso do público em geral, da comunidade científica e as questões que envolvem direitos de propriedade, sigilo, segurança nacional, etc.

Informações fornecidas por Martha Maria Pereira em 19/10/2001






Ministério da Ciência e Tecnologia, MCT
Centro de Referência em Informação Ambiental, CRIA