Coleção Brasileira de Microrganismos de Ambiente e Indústria

Universidade Estadual de Campinas
Coleção Brasileira de Microrganismos de Ambiente e Indústria - CBMAI

Diretor
Dr. Anita Jocelyne Marsaioli, anita@cpqba.unicamp.br

Curador
Lara Durães Sette, lara@cpqba.unicamp.br

Endereço para correspondência
Coleção Brasileira de Microrganismos de Ambiente e Indústria (CBMAI)
Divisão de Recursos Microbianos (DRM) - CPQBA/UNICAMP
Caixa Postal 6171
Campinas - SP - CEP 13081-970
Telefone: +55 (19) 3884-7500 ramal 261/263
Fax: +55 (19) 3884-7811

URL da instituição
http://www.cpqba.unicamp.br/cbmai

Descrição
A Coleção Brasileira de Microrganismos do Ambiente e Indústria - CBMAI, foi criada em janeiro de 2002 no CPQBA/UNICAMP, com apoio da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). A CBMAI tem como missão atuar como um "Centro de Recursos Biológicos", dedicado à preservação, armazenamento e distribuição de germoplasma microbiano e informação as sociada, contribuindo, assim, para o desenvolvimento científico, tecnológico e industrial do país. A equipe de profissionais e colaboradores associados à CBMAI tem qualificação em microbiologia e sistemática de bactérias e fungos, com experiência em taxonomia polifásica, sistemática molecular, filogenia e aplicação de métodos independentes-de-cultivo na caracterização da diversidade microbiana em amostras ambientais (água, solos, petróleo, matérias-primas e produtos industrializados). O acervo de acesso público da CBMAI contém material biológico (plasmídios) e microrganismos limitados aos grupos de risco 1 e 2 (Diretiva 93/88/EEC), incluindo: arqueas, bactérias, fungos filamentosos e leveduras. Organismos geneticamente modificados são aceitos quando se enquadrarem nos Grupos 1 ou 2 da classificação brasileira (CTNBio) ou Classes 1 e 2 da Comunidade Européia (Diretiva 98/81/EC). A CBMAI atende a instituições de pesquisa, ensino, indústria e governo, oferecendo, ainda, assessoria e consultoria técnico-científica, caracterização taxonômica e identificação de microrganismos, desenvolvimento de projetos de pesquisa específicos e treinamento.

Informatização da coleção
Estima-se que 100% da coleção esteja informatizado através de Base de dados relacional

A CBMAI mantém um sistema de informação sobre o acervo de microrganismos depositados na coleção (SIAM, Sistema de Informação sobre Acervos Microbianos). O SIAM (http://www.cpqba.unicamp.br/SIAM) é uma base de dados relacional que permite buscas de diferentes informações sobre os microrganismos depositados, tal como dados básicos de origem e local de isolamento, depositante, condições de cultivo e histórico da linhagem, e/ou dados específicos de caracterização taxonômica, propriedades e aplicações, quando disponíveis, incluindo imagens, seqüências gênicas (e.g., rDNA 16S), enzimas e reações catalíticas, entre outros.

Dados registrados
*Código da linhagem, *Tipo de organismo, *Gênero, *Epíteto, Rank infraespecífico, Nome infraespecífico, Complemento Infraespecífico, *Autor atual, Autor anterior, Categoria da publicação, Ref descrição taxonômica, *Estado Alternativo (para fungos filamentosos e leveduras), *Autor do estado alternativo, Ref estado alternativo, Status taxonômico, Status infraespecífico, Outros nomes ou sinônimos, *Depositante, *Afiliação, *Endereço, *Dados do depositante, *Data do depósito, *Histórico do depósito, Substrato, Isolado por, Data de isolamento, *Localidade, *Município. *Estado, *País, *Condições de cultivo, *Bibliografia, Propriedades, Ref. Propriedades, Aplicações, Ref. Aplicações, *OGM, Risco biológico, *Restrições à distribuição, Seq. DNAr 16S, Fotos e imagens, *Preservação, Outras informações.

Acesso internet
A coleção tem acesso internet via Frame Relay 256K

Informação disponivel via internet: Dados sobre a coleção apenas; dados do acervo estarão no sistema SICol.

URL da coleção: http://www.cpqba.unicamp.br/cbmai

Público alvo
pesquisadores, empresas privadas, instituições de pesquisa e outras coleções de cultura.

Serviços oferecidos
  • Depósito de culturas: A CBMAI continuamente expande o seu acervo, encorajando o depósito de linhagens microbianas derivadas de projetos de pesquisa acadêmica ou de importância industrial e ambiental. Um intercâmbio ativo de material com instituições de pesquisa e outras coleções de microrganismos no país e no exterior é um foco importante da Coleção. O acervo é direcionado para linhagens microbianas de aplicação biotecnológica, educacional, taxonômica (linhagens de referência e linhagens tipo), microrganismos associados à deterioração de matérias-primas e produtos industrializados, produtores de enzimas, metabólitos bioativos, polímeros e outros compostos de interesse para pesquisa ou aplicação, e isolados de diferentes ambientes e biomas brasileiros.
  • Distribuição de culturas: A CBMAI fornece linhagens microbianas para instituições públicas e privadas, sejam de pesquisa, serviços, governamentais, ensino ou indústrias autorizadas a manipular o material requerido.Em casos específicos de linhagens de microrganismos patogênicos ou potencialmente patogênicos para animais, humanos ou plantas, a solicitação deverá incluir uma declaração assinada do solicitante assumindo os riscos e responsabilidades associados ao recebimento, manipulação, armazenamento e uso dos microrganismos/material em questão. Envio de linhagens de organismos geneticamente modificados (OGMs) no país são realizados apenas para laboratórios credenciados para tal pela CTNBio, adequado à classificação do material.
  • Preservação de culturas: A CBMAI utiliza na sua rotina de operações metodologias de preservação padronizadas e adotadas pelas coleções de culturas associadas à rede CABRI (Common Access to Biological Resource Information). Os microrganismos do acervo são preservados por meio de ultra-congelamento a -80 oC, liofilização e/ou Castelani (fungos filamentosos). Organismos fastidiosos ou com requerimentos específicos (e.g., anaeróbios estritos ou extremófilos) são processados em condições especiais. Plasmídios purificados são armazenados na forma liofilizada e por congelamento a -80 C em meio alcoólico, e em células hospedeiras compatíveis.
  • Caracterização e Identificação de Microrganismos: A CBMAI realiza serviços de caracterização e identificação de microrganismos (arqueas, bactérias e fungos), baseada na integração de dados de taxonomia molecular (análise filogenética de seqüências de DNA ribossomal e fingerprints) com dados de taxonomia convencional (características morfológicas e bioquímicas).

Demanda por informação
  • Classificação brasileira de risco para bactérias e fungos.
  • Legislação pertinente com restrições e limitações para distribuição.
  • Legislação atualizada sobre remessa e envio de material biológico.
  • Base de dados sobre especialistas em taxonomia de diferentes grupos de microrganismos no país.

Informações fornecidas por Lara Durães Sette em 04/08/2004






Ministério da Ciência e Tecnologia, MCT
Centro de Referência em Informação Ambiental, CRIA