Coleção Biológica do Centro de Pesquisa Leônidas e Maria Deane

Fundação Oswaldo Cruz
Coleção Biológica do Centro de Pesquisa Leônidas e Maria Deane - CBCPqLMD

Diretor
Luciano Medeiros de Toledo, lucianotoledo@amazonia.fiocruz.br

Curador
Sérgio Luiz Bessa Luz, sergioluz@amazonia.fiocruz.br

Endereço para correspondência
Rua Terezina 476 - Adrianópolis CEP- 69057-070
Fone: 0xx 92 - 232- 5101
Fax: 0xx 92 - 232- 5101

URL da instituição
http://www.amazonia.fiocruz.br

Descrição
A FIOCRUZ está consolidando no Estado do Amazonas o seu mais novo Centro regional de pesquisa que tem desenvolvido dentro de suas áreas de atuação, linhas de pesquisa em entomologia, bacteriologia, micologia e biotecnologia. Todas essas linhas de pesquisa apresentam como eixo agregador a estruturação de uma coleção biológica com objetivo de preservação e conservação dos recursos biológicos e genéticos gerados através de suas áreas de atuação. Até o presente momento, a coleção conta com 754 cepas de fungos filamentosos e 80 leveduras, identificados, conservados (sob óleo mineral e bloco de ágar em água destilada) e parcialmente caracterizados quanto à produção de antibiose e enzimas de interesse industrial. Os gêneros de maior ocorrência são Penicillium, Aspergillus e Trichoderma. Foram isolados dos mais diversos substratos da região Amazônica como, por exemplo, solo, água, plantas, frutos e ar. A Coleção bacteriológica possui 183 cepas, provenientes de amostras clínica (orofaringe e fezes humanas), meio ambiente (água dos rios, igarapés e vegetais e da microbiota bucal de animais. As principais bactérias são: Salmonella spp, Eschericha coli, Shigella spp e Neiseria meningitidis, encontram-se conservadas em meio liquido TBS-Glicerol 20%, ágar sólido estok. Já esta sendo adotado o procedimento para liofilização de todo o acervo da CBCPqLMD.

Informatização da coleção
Estima-se que 70% da coleção esteja informatizado através de Sistema de informação Access em desenvolvimento

Dados registrados
Número de registro, nome da espécie, autor, variedade, autor, observação taxonômica, anamorfo, teleomorfo, número da coleção, data de entrada, doador, data e local de isolamento, identificação segundo o doador, nome antigo, coleções onde está depositada, substrato, hospedeiro, categoria do tipo, sexualidade, modo de preservação, fotos e imagens macro e microscópicas, aplicações e outras informações.

Acesso internet
A coleção tem acesso internet via nenhum

Nenhuma informação esta disponivel via internet

Público alvo
Pesquisadores, empresas privadas, instituições de pesquisa e outras coleções de cultura.

Serviços oferecidos
Aquisição, depósito, distribuição, preservação de bactérias, fungos filamentosos, leveduras e plasmídeos. Caracterização de microrganismos, pesquisa e treinamento. Realiza cursos sobre sistemática em fungos filamentosos Presta serviço de consultoria, emitindo laudos técnicos a terceiros. Orientação de teses de mestrado, doutorado e pessoal técnico especializado.

Demanda por informação
  • Linhagens disponíveis
  • Fornecimento (com ou sem ônus)
  • Tipo de preservação
  • Serviços disponíveis

Informações fornecidas por Ormezinda Celeste Cristo Fernandes em 18/08/2003






Ministério da Ciência e Tecnologia, MCT
Centro de Referência em Informação Ambiental, CRIA